Como comecei o tratamento há dois meses, vou fazer um apanhado geral sobre ele e sobre os efeitos que senti ou estou sentindo.

Comecei tomando a isotretinoína 20mg, do laboratório Valeant, num dia 1, no outro 2 (os comprimidinhos são cápsulas gelatinosas, não dá pra dividir a dose).

Eu já tinha ouvido falar que o genérico não tinha o mesmo efeito do original e questionei. Segundo a minha médica, esse genérico era antes um similar, com outro nome, e foi tirado de mercado. Ela me informou que pra um medicamento ser considerado similar, ele deve ser idêntico ao original em vários aspectos, e que esse genérico, especificamente, possuía uma curva de absorção um pouco maior que o original, ou seja, ele era ainda melhor absorvido. A Roche conseguiu fazer o medicamento sair de linha com base nesses estudos, e então o laboratório lançou o medicamento como genérico, pois este pode ter pequenas variações. Então eu me convenci a comprar este medicamento, que custa em média R$ 75,00 na rede de farmácias Preço Popular.

Os efeitos começaram após poucos dias de tratamento, e o primeiro deles é o ressecamento labial. Efeito chatérrimo, mas com o qual é possível conviver. Só aviso de antemão que não há hidratante labial que dê conta de reparar os estragos… rsrs.

A boca descama principalmente nas bordas do lábio de baixo, e eu tenho o péssimo costume de puxar as “pelinhas” de vez em quando. Ando por aí sempre com o Bepantol na bolsa, que passo também antes de dormir, e com algum hidratante labial em bastão. O nariz também descama um pouco, especialmente na “dobrinha”.

No começo do tratamento, a tendência é aumentar as espinhas, e isso aconteceu, mas durou alguns dias e elas sumiram. Também foram mais superficiais e não me incomodaram tanto. Eu espremi umas duas, mas não recomendo. A pele fica muito sensível e acabou criando uma feridinha mais feia que a espinha era. E a minha pele normal já é sensível, por qualquer coisa fica vermelha e irritada, então calcule…

Também senti a pele do corpo todo sensível, volta e meia sinto muita coceira, então estou abusando de óleos e hidratantes corporais. O nariz resseca por dentro também, então tenho tido sangramento nasal com frequência. Isso eu sempre tenho quando uso ar condicionado pra dormir ou quando está muito frio no inverno, mas posso afirmar que aumentou.

Ah, pros cabelos, até o momento, foi excelente, pois a raiz está bem menos oleosa e eu posso lavar dia sim, dia não. Antes tinha que lavar todos os dias, e agora que é verão, nem sempre isso era suficiente… Só estou com receio de ter queda de cabelos, que é um dos efeitos (minha irmã sentiu bastante, mas ela tomou uma dosagem mais alta), a sorte é que tenho o suficiente pra abastecer uns 2 carecas e eles crescem rápido.

Depois do primeiro mês, como ainda sentia a pele oleosa, aumentamos a dose pra dois comprimidos diários de 20mg. Aí, veio uma profusão de cravos no nariz! Os do resto do rosto diminuíram, mas o nariz ficou uma lástima. E pior, eu tentei espremer (shame on me!). E posso afirmar, eles NÃO saem! Parece que ficaram mais duros que o normal, e tudo que eu consegui foi irritar a pele e deixar em “carne viva” a lateral do meu nariz. Depois dessa, aprendi, e felizmente a pele não ficou manchada, porque poderia, então não façam isso em casa.

Voltei a usar as pomadinhas anticravos que minha dermato já tinha prescrevido há um tempo, e fui comprar um tônico sem álcool da Neutrogena. Vi na prateleira aquelas fitas de remoção de cravos e, na tentação, comprei. Também sem consultar a dermatologista…

Esperei o nariz cicatrizar e experimentei uma, com um pouco de receio que a pele fosse sair inteira (lembro de ter testado uma há um tempinho que quase o fez), mas dizia na embalagem que se estivesse muito seca, era pra molhar antes de retirar, pra não machucar, e resolvi arriscar.

A fitinha foi a salvação! Tirei seca mesmo, devagarinho, começando pelas duas pontas. Não irritou a pele nem a arrancou, tampouco depilou o nariz (já testei uma também que não removeu nenhum cravo, mas arrancou todos os micropelinhos do nariz). E a quantidade de cravos que saiu nela foi chocante, parecia Manhattan vista de cima (quem quiser ver pra crer, tem várias fotos nojentinhas, mas esclarecedoras, pesquisando no Google). Mas comigo deu certo, pode não dar com você, se tiver sensibilidade aos componentes, então o ideal seria já antes esclarecer todas essas dúvidas com seu médico, ok?

Minha nose strip depois de retirada, rs.

Além disso tudo, tenho a leve impressão que os vasinhos que tenho no rosto diminuíram, e olha que eu tenho bastantes e são bem marcados, tanto que nem a remoção a laser foi recomendada por ela quando eu quis fazer, pois teria que ser um laser profundo e poderia deixar cicatrizes. Aparentemente, eles estão um pouco mais finos.

Eu, antes de passar base e corretivo.

Bem, até o momento, esses são os efeitos colaterais que estou sofrendo, e ressalto que alguns podem ser coincidência, podem ser impressão, a gente não tem como realmente dizer que são causados exatamente pelo remédio, né? Eu arriscaria dizer que o aumento inicial da oleosidade e a sensibilidade e ressecamento da pele sim, porque estão na bula (juntamente com muitos, muitos outros, rs).

Ah, e por fim um efeitinho nojentinho que eu acho ser do remédio também… aquelas remelinhas matinais que a gente sempre encontra ao acordar parecem ter ficado mais molinhas. No primeiro dia que notei isso, até achei que estava com conjuntivite, porque a consistência delas mudou muito, e parece ter aumentado pouca coisa a quantidade… Enfim, o objetivo do blog é compartilhar, né? Então tive que relatar isso… rsrs.

Vou postando por aqui ao longo do tratamento os que porventura aparecerem, bem como outras informações a respeito! Fiquem à vontade pra comentar!